
Inspirado em neurociência
Nossa abordagem foi livremente inspirada por leituras sobre neurociência, aprendizagem, psicologia e ciências cognitivas em geral.
L’Alternative está continuamente buscando novas possibilidades de ensino-aprendizagem para provocar uma assimilação profunda e alcançar uma forma eficiente de aprender.

Testado e aprovado
A busca por métodos novos deu o próprio nome L’Alternative, uma forma alternativa de ensinar.
L’Alternative possui um viés experimental na sua essência e todas as atividades foram testadas e aprovadas para compor o catalogo atual de atividades. As explicações contam com as diversas perguntas ou dúvidas dos alunos que participaram das aulas e ajudaram a lapidar a metodologia.

Desenvolvido online
A metodologia nasceu com aulas presencias mas foi criada no formato online desde 2013. Durante esses anos, a abordagem foi construída para dar vida, dinamismo e interatividade às aulas particulares online.
Assim, não se trata de reproduzir e tentar adaptar as aulas tradicionais no ensino a distância, trata-se de desenhar novos métodos para novas necessidades e realidades.
Da narração à argumentação

As capacidades narrativas e descritivas
Nos passos iniciais, a narração e a descrição estão no centro do aprendizado. O aluno é guiado a fim de desenvolver essas competências.
Contar eventos envolve o domínio de numerosos conteúdos essenciais a uma expressão clara e objetiva tais como construções de base, emprego dos tempos apropriados, palavras de conexão temporal, pronomes a fim de evitar repetições inúteis, etc…
Como sempre, a assimilação é progressiva e segundo o ritmo de cada um!

O discurso argumentativo
Uma vez capaz de contar estórias, as capacidades argumentativas entram no jogo. É hora de elaborar hipóteses, destacar causas e consequências, expressar argumentos contrastantes, defender sua opinião e convencer seus interlocutores.
A construção do discurso argumentativo é um fator de sucesso tanto nos estudos quanto na vida privada e profissional, permitindo a cada um expressar suas opiniões, suas ideias e seus sentimentos de maneira ordenada, estruturada e ponderada a fim de ser facilmente entendido e de ser convincente.
A didática logico-estrutural é dividida em 8 passos essenciais:
Passo 1 - base de comunicação
Objetivo: criar um núcleo de conversação, quer dizer saber formular frases simples e claras, entender as necessidades de comunicação essenciais e combinar elementos simples para criar ideias mais complexas.
Passo 2 - entrar no ritmo
Objetivo: descrever eventos passados pontuais, dominar o passé composé no seus menores detalhes (escolha do auxiliar, forma negativa, forma reflexiva, concordância do participe passé) .
Passo 3 - interações inteligentes
Objetivo: entender e saber aplicar os pronomes Y, EN, LE, LA, LES, LUI e LEUR em frases cada vez mais complexas.
Passo 4 - contando estórias
Objetivo: desenvolver as capacidades narrativas para estórias no passado com fluidez e clareza. Imparfait, plus-que-parfait, pronoms relatifs, gérondif, voix passive,…
Passo 5 - projetar e imaginar
Objetivo: desenvolver competências argumentativas, imaginar o futuro, fazer hipótese e interações sociais associadas (conselho, sugestão, queixa e arrependimento). Futur simple, futur antérieur, conditionnel présent e passé.
Passo 6 - reação em cadeia

Objetivo: destacar relações de causa e consequência de forma sofisticada e construir argumentos mais sólidos.
Passo 7 - interagir com o mundo
Objetivo: expressar opinião de maneira especifíca. Subjonctif présent e subjonctif passé.
Passo 8 - um mundo de interação
Objetivo: destacar oposições, nuanças e contradições. Formar argumentos altamente complexos.