Programa de mentoria, o que é?

Um mentor é uma figura cuja função é guiar, compartilhar conhecimentos e experiência assim como aconselhar. Ao estudar francês sozinho ou através de uma plataforma, os estudantes costumam sentir falta de direcionamento e interação pessoal.

Para garantir um bom desempenho nos seus estudos, L’Alternative criou um programa de mentoria como um meio termo entre aulas particulares e estudo de conteúdo na plataforma.

Como funciona?

Com duração de 3 meses, o programa de mentoria é dividido em 3 partes:

  • Avaliação com o mentor

  • Estudos na plataforma de ensino

  • Encontros regulares com o mentor

Avaliação inicial

A avaliação inicial visa determinar as dificuldades, lacunas e travas que dificultam o aprendizado do aluno e permite definir metas concretas, objetivas e alcançáveis dentro do prazo da mentoria.
A avaliação é realizada mediante um questionário e uma entrevista de 30 à 45 minutos.

Plataforma de ensino

Cada mentorado se beneficia de um acesso ilimitado ao portal de curso e deverá seguir as atividades definidas pelo mentor para o alcance dos objetivos.
O mentorado tem um acesso de 90 dias a todo o conteúdo do site.

Encontros com o mentor

O programa de mentoria inclui 6 encontros virtuais de 30 minutos.
A cada encontro será feito uma reavaliação para mensurar o progresso, ajustar o que for necessário através de atividades voltadas para a interação oral. Além disso, o mentorado pode tirar dúvidas, compartilhar dificuldades e experiência para obter conselhos personalizados e receber suportes para manter o estimulo.

Perguntas frequentes

Quais são os requisitos para participar do programa de mentoria?

Por se tratar de um programa de mentoria personalizado, não há muitos requisitos. O nível do participante é avaliado durante a entrevista inicial. Entretanto, o programa não é destinado aos iniciantes completos.

Como são definidas as metas?

As metas são alinhadas a partir das dificuldades e o objetivo final do mentorado. Contudo, devido a duração inicial de 3 meses do programa, as metas devem ser coerentes e alcançáveis dentro deste prazo. O desempenho depende da assiduidade e comprometimento do participante em seguir o plano do mentor.
A cada 3 meses, o mentorado pode renovar o programa para dar continuidade aos seus estudos.

O que acontece se as metas não forem alcançadas?

Neste caso, o programa de mentoria pode ser renovado para realinhar as metas, avaliar os fatores que dificultaram a situação e definir novas rotas.
No decorrer da mentoria, as metas podem ser reajustadas, descartando algumas para focar em outras ou incorporando novas metas caso a assimilação seja rápida.

O que vou encontrar no portal de cursos?

Ali são disponibilizados diversos cursos com explicações da língua francesa em português assim como muitos exercícios para praticar e aprofundar a aplicação dos conceitos estudados nas lições.
Os cursos a realizar são definidos pelo mentor a partir da avaliação e do retorno das entrevistas.

Qual a frequência de encontro com o mentor?

Sendo 6 encontros no intervalo de 3 meses, o ideal seria um encontro a cada duas semanas.
Contudo, não há nada predefinido e os encontros podem ser marcados conforme o avanço dos estudos e/ou a necessidade do participante.

Como desmarcar um encontro virtual com o mentor?

Os 6 encontros virtuais devem ocorrer durante os 90 dias do programa.
Caso seja necessário desmarcar o mentorado deve fazê-lo com, no mínimo, 3 horas de antecedência. Caso contrário, o encontro será considerado como dado e descontado dos encontros restantes.

Disponível na loja

  • Mentoria de 3 meses

    R$360,00
    Você deseja estudar por conta própria e beneficiar do acompanhamento de um professor? Gostaria de consolidar sua base, revisar conteúdo ou apenas manter a prática? Você precisa de ajuda para estruturar seus objetivos e definir uma meta clara? Participe do programa de mentoria de L’Alternative! O programa de mentoria inclui uma avaliação inicial com o mentor para definir as principais…
    Leia mais

Questionário de avaliação

    Há quanto tempo você estuda francês?


    Outra duração:

    Com qual modalidade você estudou até hoje?


    Outra modalidade de estudo:

    Você fala ou estuda outros idiomas estrangeiros?


    Outro idioma:

    Em qual ou quais competência(s) você sente mais dificuldades?


    Qual é seu objetivo a longo prazo?

    (exemplos: mestrado, doutorado, estudar fora, passar uma prova de fluência, melhorar os conhecimentos gerais, ter autonomia global...)

    Quais são suas principais dificuldades em francês?

    (exemplos: falar no passado, conjugar, utilizar os pronomes, formar frases simples, formar frases complexas, passé composé, contar uma historia, pronúncia...)

    Qual competência você gostaria de aprimorar particularmente ou o que gostaria de melhorar, aprender em 3 meses?

    (exemplos: consolidar minha base, ganhar confiança, desenvolver minha escuta...)

    Como avalia sua capacidade de assimilação de conteúdo?

    Quantas horas por semana você pode dedicar a seus estudos de francês?