Sébastien Bonte – Professeur agréé FLE

Olá,

me chamo Sébastien, sou francês nativo da cidade de Lille no norte da França, perto da Bélgica. Ensino francês no Brasil desde 2010 na cidade de Salvador. Ser professor de francês não foi uma vocação, mas uma descoberta, uma coisa inesperada, pois não me interessava nisso quando era mais jovem, gostava de ciências e sou graduado em química. Naquela época, mesmo conhecendo um pouco de inglês, não tinha consciência das perspetivas oferecidas pelas línguas estrangeiras ou pelo estudo da idomas.

É devido as experiências da vida que as coisas mudaram, comecei a me interessar no ensino do francês sob pedido de amigos estrangeiros na França. Em paralelo, comecei a ter interesso por outras culturas e as artes marciais como a capoeira, de origem afro-brasileira. É naquela momento que decidi estudar o português como autodidata. Mais tarde, durante uma estadia no Brasil, numerosas pessoas me pediram ajuda para melhorar sua pratica do francês. Não tinha nenhuma experiência, nem ideia de como transmitir este tipo de conhecimento, não é porquê se fala um língua que se sabe ensiná-la. Então, assim que voltei para a França, procurei uma formação para me tornar professor de F.L.E., professor de Francês Para Estrangeiros.

Hoje, titular do D.A.E.F.L.E. (Diplôme D’Aptitude à l’Enseignement du Francçais Langue Étrangère) pela Aliança Francesa de Paris Île-de-France e após anos de experiências com públicos diversos, ofereço minha visão do aprendizado do francês, uma visão baseada no pragmatismo, no pleno entendimento e na lógica.

Sempre fui movido pela curiosidade e vontade de entender as coisas que me cercam (por isso estudei química) e fiquei por muito tempo em conflito com o sistema clássico de aprendizagem das línguas e a visão monolítica da gramática. São as razões que me levarem a analisar minha própria língua para ensiná-la melhor. Desta reflexão nasceu a didática logico-estrutural.

Diverso

Línguas :

Inglês (aprendizagem universitário)
Português (aprendizagem autodidata)
Espanhol (aprendizagem autodidata em curso)

Graduação :

DUT chimie

D.U.T. de Chimie, Université des Sciences et Technologies de Lille I

DAEFLE

D.A.E.F.L.E, Alliance Française de Paris Île-de-France.

Centros de interesso :

Obviamente gosto de ler, assistir filmes, sair, praticar esporte e tudo o que constitui uma vida normal mas há uma coisa que eu gosto particulariamente : as artes marciais.

6 anos de capoeira, arte marcial brasileira, e pratica do Kung Fu e Tai Chi Chuan desde 2011.