neuroscience

Inspirado em neurociência

Nossa abordagem foi livremente inspirada por leituras sobre neurociência, aprendizagem, psicologia e ciências cognitivas em geral.

L’Alternative está continuamente buscando novas possibilidades de ensino-aprendizagem para provocar uma assimilação profunda e alcançar uma forma eficiente de aprender.

product module1 2

Testado e aprovado

A busca por métodos novos deu o próprio nome L’Alternative, uma forma alternativa de ensinar.

L’Alternative possui um viés experimental na sua essência e todas as atividades foram testadas e aprovadas para compor o catalogo atual de atividades. As explicações contam com as diversas perguntas ou dúvidas dos alunos que participaram das aulas e ajudaram a lapidar a metodologia.

lauren mancke aOC7TSLb1o8 unsplash min scaled

Desenvolvido online

A metodologia nasceu com aulas presencias mas foi criada no formato online desde 2013. Durante esses anos, a abordagem foi construída para dar vida, dinamismo e interatividade às aulas particulares online.

Assim, não se trata de reproduzir e tentar adaptar as aulas tradicionais no ensino a distância, trata-se de desenhar novos métodos para novas necessidades e realidades.

Da narração à argumentação

campus virtuel produit

As capacidades narrativas e descritivas

Nos passos iniciais, a narração e a descrição estão no centro do aprendizado. O aluno é guiado a fim de desenvolver essas competências.

Contar eventos envolve o domínio de numerosos conteúdos essenciais a uma expressão clara e objetiva tais como construções de base, emprego dos tempos apropriados, palavras de conexão temporal, pronomes a fim de evitar repetições inúteis, etc…

Como sempre, a assimilação é progressiva e segundo o ritmo de cada um!

disocurs argumentatif

O discurso argumentativo

Uma vez capaz de contar estórias, as capacidades argumentativas entram no jogo. É hora de elaborar hipóteses, destacar causas e consequências, expressar argumentos contrastantes, defender sua opinião e convencer seus interlocutores.

A construção do discurso argumentativo é um fator de sucesso tanto nos estudos quanto na vida privada e profissional, permitindo a cada um expressar suas opiniões, suas ideias e seus sentimentos de maneira ordenada, estruturada e ponderada a fim de ser facilmente entendido e de ser convincente.

A didática logico-estrutural é dividida em 8 passos essenciais:

Passo 1 - base de comunicação

la grammaire

Objetivo: criar um núcleo de conversação, quer dizer saber formular frases simples e claras, entender as necessidades de comunicação essenciais e combinar elementos simples para criar ideias mais complexas.

Passo 2 - entrar no ritmo

sophistication supreme

Objetivo: descrever eventos passados pontuais, dominar o passé composé no seus menores detalhes (escolha do auxiliar, forma negativa, forma reflexiva, concordância do participe passé) .

Passo 3 - interações inteligentes

passo3 1 e1584571865315

Objetivo: entender e saber aplicar os pronomes Y, EN, LE, LA, LES, LUI e LEUR em frases cada vez mais complexas.

Passo 4 - contando estórias

listen 1702648 640 e1598053440941

Objetivo: desenvolver as capacidades narrativas para estórias no passado com fluidez e clareza. Imparfait, plus-que-parfait, pronoms relatifs, gérondif, voix passive,…

Passo 5 - projetar e imaginar

house painter 3062247 1280

Objetivo: desenvolver competências argumentativas, imaginar o futuro, fazer hipótese e interações sociais associadas (conselho, sugestão, queixa e arrependimento). Futur simple, futur antérieur, conditionnel présent e passé.

Passo 6 - reação em cadeia

newtons cradle 256213 1920

Objetivo: destacar relações de causa e consequência de forma sofisticada e construir argumentos mais sólidos.

Passo 7 - interagir com o mundo

Objetivo: expressar opinião de maneira especifíca. Subjonctif présent e subjonctif passé.

Passo 8 - um mundo de interação

Objetivo: destacar oposições, nuanças e contradições. Formar argumentos altamente complexos.