max langelott wWQ760meyWI unsplash min

A Jornada da Aprendizagem: Progressão e Platôs de Assimilação

Progressão e Platôs de Assimilação

A aprendizagem é uma jornada fascinante e complexa, repleta de desafios e conquistas. Muitas vezes, somos levados a acreditar que a aprendizagem é uma trajetória linear, uma ascensão constante em direção ao domínio de um determinado assunto. No entanto, ao explorar mais a fundo os meandros do processo de aprendizagem, descobrimos que ela opera em fases distintas de progresso e platôs de assimilação-consolidação. Neste artigo, exploraremos a natureza não linear da aprendizagem, destacando como a sensação de regresso durante os platôs é uma parte essencial do crescimento intelectual. Além disso, examinaremos como a diversidade cognitiva desempenha um papel crucial como um elemento individual na jornada de aprendizagem.

A Natureza Não Linear da Aprendizagem:

Ao mergulharmos na jornada da aprendizagem, é crucial compreender que não se trata de uma evolução constante. Aprendemos em fases, avançando como se subíssemos um prédio de diversos andares, onde as escadas representam as fases de progresso e os andares as fases de consolidação. Essa abordagem é mais parecida com a subida de andares em uma estrutura, muitas vezes revisitando conceitos previamente aprendidos. Essa natureza não linear pode surpreender e, às vezes, frustrar os aprendizes, que podem se sentir desencorajados ao experimentar períodos de estagnação aparente.

Platôs de Assimilação-Consolidação:

No decorrer da aprendizagem, é comum deparar-se com platôs. Esses são momentos em que o aprendiz atinge um ponto em que a progressão aparente desacelera, estagna, parece haver as vezes um retrocesso. Visto que é natural duvidar de si e de sua capacidade em aprender nesses períodos, é fundamental compreender que esse estágio é vital para a internalização e a aplicação eficaz do conhecimento.

A Sensação de “Copo Cheio” e a Consolidação Cerebral:

O momento em que nos encontramos em um platô de assimilação-consolidação pode ser desafiador emocionalmente. A sensação de um “copo cheio” ocorre durante essas fases, indicando que o cérebro está consolidando ativamente as informações. Isso é resultado da neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais. Essa plasticidade cerebral requer tempo para ocorrer, explicando a sensação de “copo cheio” durante as fases de consolidação.

Estratégias Eficientes Durante Platôs:

Durante os platôs, é crucial adotar estratégias eficientes para maximizar a consolidação. Evitar a introdução de novos conhecimentos durante esses períodos é uma prática recomendada. Em vez disso, concentrar-se na revisão e reforço dos conteúdos já estudados permite que o cérebro se aprofunde na compreensão, fortalecendo as conexões neurais.

Professor Particular e o Ritmo Individual:

Nesse contexto, a vantagem de um curso com professor particular torna-se evidente. Diferentemente dos cursos regulares, em que o aluno muitas vezes é forçado a seguir um ritmo imposto pelo programa, o professor particular adapta o cronograma de ensino ao desempenho individual do aluno. Isso cria um ambiente mais propício para respeitar os platôs de assimilação-consolidação de cada estudante, garantindo que o aprendizado ocorra de maneira eficaz e personalizada.

Diversidade Cognitiva na Jornada de Aprendizagem:

Ao considerar a jornada de aprendizagem, é fundamental reconhecer a diversidade cognitiva como um elemento individual. Cada aprendiz possui uma abordagem única para assimilar e consolidar informações. A diversidade cognitiva enriquece a experiência de aprendizagem, proporcionando uma ampla gama de perspectivas e abordagens, desafiando assim o conceito tradicional de uma trajetória única e uniforme.

Paralelos com os Processos Cerebrais:

Para entender melhor essa dinâmica, podemos recorrer aos conhecimentos fornecidos pelas neurociências. A neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais, desempenha um papel significativo durante os platôs. Essa capacidade adaptativa do cérebro permite a consolidação profunda de conhecimentos, moldando a mente para uma compreensão mais robusta e duradoura.

O Tempo Necessário à Assimilação Profunda:

Assimilar conhecimento não é uma tarefa instantânea; requer tempo e dedicação. Os platôs de assimilação-consolidação não devem ser vistos como obstáculos, mas como oportunidades para a consolidação profunda do aprendizado. O tempo necessário para essa assimilação varia de pessoa para pessoa, destacando a importância da paciência e da persistência na jornada educacional.

Conclusão:

Em resumo, a aprendizagem não é uma linha reta, mas sim uma jornada repleta de nuances. Os platôs de assimilação-consolidação são partes essenciais dessa jornada, permitindo que o cérebro consolide informações de maneira significativa. Ao abraçar a natureza não linear da aprendizagem, compreender a importância desses platôs e reconhecer a diversidade cognitiva como um elemento individual, os aprendizes podem cultivar uma mentalidade resiliente e alcançar um domínio mais profundo dos conhecimentos adquiridos. Portanto, lembre-se: o caminho da aprendizagem é uma dança intricada do cérebro, onde cada passo, mesmo os aparentemente para trás, contribui para o crescimento intelectual duradouro.

Professor e idealizador de L'Alternative e de sua metodologia Nativo de Lille na França e graduado pela l'Alliance française de Paris île-de-France (D.A.E.F.L.E). Ensino no Brasil desde 2011 para todos os níveis mas sou muito atuante no preparo para provas de francês (DELF, DAL, TCF, TEF,...). Além disso, acompanho diversos professores de faculdade de diversos campos na suas pesquisas em francês e formo professores de francês à abordagem de L'Alternative.  As minhas aulas focam na personalização visando o alcance das metas pessoais.    

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário