L’Alternative surgiu em 2012, em Salvador, Bahia, com uma proposta de escola itinerante de francês transformando qualquer espaço em local de estudo de maneira criativa.
Desde o início, L’Alternative tinha uma missão clara: oferecer um olhar renovado sobre o ensino do francês. A busca por novas formas de ensinar e dinamizar as aulas era constante, refletida até na escolha do nome, que simbolizava a vontade de experimentar e explorar novos caminhos em busca de resultados efetivos.
O ano de 2013 marcou uma transformação significativa. Atendendo aos pedidos de alunos que haviam deixado Salvador, L’Alternative mergulhou no universo digital. O site foi criado e, com ele, vieram soluções tecnológicas que mantiveram a interatividade das aulas no formato online. O crescimento foi inevitável e, em pouco tempo, a escola se tornou 100% digital, alcançando alunos nas Américas e na Europa.
Uma das principais diretrizes de L’Alternative sempre foi a personalização das aulas. Compreender que cada aluno possui uma maneira única de aprender e interagir, além de objetivos próprios, era essencial. Para atender a essa necessidade, foram desenvolvidas explicações conceituais que eram simples de entender e memorizar, garantindo que o aprendizado fosse eficaz e significativo para cada aluno.
Ao longo dos anos, as práticas de ensino se adaptaram gradativamente ao novo formato. Esse processo culminou na criação do portal do professor, um recurso valioso que oferecia um conjunto de atividades prontas para apoiar os educadores de francês.
Em 2024, L’Alternative se tornou uma plataforma que conecta alunos e professores de francês, um espaço de estudo gratuito e onde alunos e professores podem trocar experiências e saberes.
Sébastien Bonte
Fundador de L’Alternative